NAVEGUE PELO
Glossário Vascular
Nosso glossário de patologias vasculares é uma ferramenta prática e fácil de navegar, onde você pode encontrar informações sobre diversas doenças que afetam o sistema circulatório. Desde condições comuns, como a Insuficiência Venosa, que causa inchaços e varizes, até doenças arteriais mais graves, como obstruções e aneurismas, o glossário oferece descrições claras e objetivas.
AAS
Ácido acetil-salicílico.Medicação utilizada como antiagregante plaquetário principalmente em doenças cardiovasculares e/ou após seus tratamentos cirúrgicos.
ANEURISMA
Dilatação localizada de um vaso, sendo 50% maior do que seria seu diâmetro normal.
ANGIOLOGIA
Especialidade médica que avalia e trata as doenças relacionadas à circulação determinadas por problemas nos ditos "vasos", que são as artérias, as veias e o sistema linfático. "Irmã" da Cirurgia Vascular, tratam basicamente das mesmas doenças, porém o angiologista não pratica intervenções cirúrgicas.
ANGIORRESSONANCIA
Exame de ressônancia magnética direcionado ao estudo dos vasos sanguíneos. Bastante detalhado, é utilizado quando necessário melhor estudo da região em questão. Veja também Angiotomografia.
ANGIOTOMOGRAFIA
Exame de tomografia computadorizada direcionado aos vasos sanguíneos. Assim como a Angiorressonância, é utilizado quando necessário estudo mais detalhado da doença, principalmente antes de decisões finais sobre intervenções cirúrgicas.
ANTIAGREGANTE
Medicações que procuram dificultar a formação de coágulos (trombos), agindo sobre as plaquetas, que são estruturas fundamentais para a coagulação. Exemplo: AAS e Clopidogrel.
ANTICOAGULANTE
Medicações que dificultam a coagulação, agindo sobre os componentes que são necessários para acontecer ("Cascata de Coagulação"). Veja também Antiagregante.
AORTA
Vaso que sai diretamente do coração, se dividindo em ramos que distribuem sangue com oxigênio e nutrientes para todo o corpo.
ARTERIOGRAFIA
Exame com o maior nível de detalhe das artérias. Porém é um procedimento invasivo, que deve ser realizado no Centro Cirúrgico ou Hemodinâmica, geralmente com anestesia.
ARTÉRIA FEMORAL
Artéria que irriga os membros inferiores (coxas e pernas), iniciando-se na virilha e terminando pouco antes do joelho (sua continuação será a artéria poplítea)
ARTÉRIA POPLÍTEA
Continuação da artéria femoral, passando por trás do joelho. Termina na perna, quando se divide nas artérias tibiais anterior e posterior e fibular.
ARTÉRIAS
Vasos que, na enorme maioria das vezes, leva sangue com oxigênio e nutrientes. Uma das "exceções à regra" são as artérias pulmonares, que levam sangue com gás carbônico ao pulmão para ser reoxigenado.
ARTÉRIAS INFRAPATELARES
São as artérias "abaixo do joelho". Patela é o nome da "antiga rótula" do joelho. São conhecidas como Artéria tibial anterior, Artéria tibial posterior e Artéria fibular.
ATEROSCLEROSE
Processo de endurecimento das paredes das artérias, levando ao seu entupimento progressivo.
AVC
Acidente Vascular Cerebral. Acontece na maioria das vezes devido à falta de chegada de sangue por algum entupimento (AVC Isquêmico). Outras vezes, acontece por alguma pequena ou grande sangramento (AVC Hemorrágico)
.png)